20/05/2006

Luandino Vieira é o vencedor do Prémio Camões 2006

Luandino Vieira, de origem portuguesa, começou a escrever contos nos anos cinquenta, em Luanda, onde residia.
O Prémio Camões 2006, o mais importante galardão literário da língua portuguesa, no valor de cem mil euros, foi atribuido hoje ao escritor angolano, José Luandino Vieira.
Luandino Vieira, de 71 anos, de origem portuguesa, começou a escrever contos nos anos cinquenta, em Luanda, onde residia.
A sociedade e os costumes da capital angolana, então sob domínio colonial português, inspiraram a maioria dos seus contos e a colectânea "Luanda" foi vencedora de um prémio internacional. Perseguido pela polícia política - PIDE -, foi preso e enviado para o campo de concentração do Tarrafal, em Cabo Verde, juntamente com outros independentistas angolanos, fundadores do Movimento Popular de Libertação de Angola ( MPLA ).
Desde a sua criação, há 18 anos, apenas dois escritores africanos receberam o Prémio Camões, nomeadamente, José Craveirinha, em 1991, e o angolano Pepetela ( Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos ), em 1997.
O júri foi constituído por Agustina Bessa-Luís ( Portugal ) que votou contra, Francisco Noa ( Moçambique ), Ivan Junqueira ( Brasil ), Paula Morão ( Portugal ), José Eduardo Agualusa ( Angola ) e Evanildo Bechara ( Brasil ).
A Edirora Caminho irá lançar, em breve, em Luanda e em Lisboa, o primeiro livro da trilogia que o escritor está a concluir, sob o título "De Rios Vermelhos e Guerrilheiros".

Sem comentários: