18/04/2016

Café com livros






No sábado, dia 2 do corrente mês de Abril, como anunciado, teve lugar no auditório do Museu de Leiria mais uma tertúlia “Café com livros”, a já tradicional iniciativa das Trêstúlias com(vida).
Cristina Barbosa, Rosa Neves, Luisete Baptista e Lídia Raquel
O nosso mais recente motivo para um encontro à volta da arte e dos livros foi Luisete Baptista: escritora/poeta/pintora polifacetada, que se dedica também à escrita e ilustração de literatura infantil e juvenil. 
Participa em múltiplas actividades do foro literário em todo o País: em escolas, bibliotecas, universidades e outros espaços para onde seja convidada.


É uma grande professora, grande senhora, grande poetisa que vive e respira Arte, que se entrega à plenitude da criação artística como um acto libertador.
Além de exposições de pintura, da sua obra constam já os seguintes títulos:
«A Mulemba», 2005, com ilustrações suas.
«O Moleque das Barrocas», 2007, com ilustrações suas.
«No Reino das Maravilhas», 2009, ilustrações suas e de Fernando Saraiva. 
«Gota de Orvalho», 2009, com ilustrações suas.
«Na Cidade dos Imbondeiros», 2012, com ilustrações suas.
«Linhas Poéticas», trabalho académico, com ilustrações suas.
«Linhas Poéticas - encontro com duas artes - a poesia e a pintura», 2015, com ilustrações suas.


Antes de dar o lugar principal desta Tertúlia à nossa convidada, “Café com Livros” quis assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de Abril), desafiando a nossa mais nova e habitual tertuliana, Laura Rosário, a ler o poema de Daniel Marques Ferreira «O piano da Mariana».


Também Cristina Delgado leu «O Pássaro da Alma», de Michal Snunit, um livro que recebeu o primeiro Prémio Internacional da Fundação Espaço Crianças, em Genebra. «O Pássaro da Alma», que começou por ser um livro para crianças, foi abrindo e fechando as gavetas da alma de cada leitor e está hoje traduzido em cerca de 25 línguas e transformado num best-seller para todas as idades.

 

Após as leituras preliminares as Trêstúlias pediram à convidada que nos falasse da sua vida literária. Assim Luisete Baptista socorreu-se de cada livro para ilustrar o seu percurso: as suas vivências em África tão bem definidas nos olhares que descrevem «A Mulemba» (2005) ou «Na Cidade dos Imbondeiros» (2012); a sua condição de “refugiada” aquando da descolonização; a sua condição de professora e as recordações que a fazem, ainda hoje, expressar na sua arte as memórias dessas terras africanas.

 
Foi uma apresentação muito interessante e emotiva, com a autora a tomar as rédeas da conversa e a contar as histórias que estão por detrás de cada livro; a descrever a identidade das personagens; a ler excertos e recitar poemas. Foi explicando a sua forma de escrita e de como a sua poesia, «Linhas Poéticas», se dá aos leitores limpa de quaisquer referências, nominais ou temporais.

 

Quanto à sua obra plástica, estava exposta na sala a obra acima reproduzida, uma pintura a tinta acrílica sobre tela, tendo ainda explicado uma outra técnica a que também tem recorrido - a encáustica - mostrando alguns trabalhos que, depois, fez circular entre a assistência e que estão na base das ilustrações de alguns dos seus livros. 

                                                                                                              foto. augusto mota
Com o entusiasmo de quem cria, Luisete Baptista foi explicando esta antiga técnica e referindo os instrumentos e o papel que usa na realização de tais obras. A encáustica é uma técnica conhecida e utilizada desde a Antiguidade, que se caracteriza pelo uso de cera de abelha liquefeita, como aglutinante dos pigmentos. A cera é aplicada com pincel, com uma espátula quente ou com um ferro de engomar. 

                                                                                                              foto. augusto mota
Para os possíveis interessados em saber mais sobre esta técnica recomendamos, pelo menos, este dois vídeos no Youtube, mas muitos outros lá encontrarão:  
https://www.youtube.com/watch?v=h9pF_K1VIsE
 
Como forma de agradecimento por passar a pertencer ao painel de convidados de “Café com livros”, Luisete Baptista foi brindada com músicas originais tocadas à guitarra pelo nosso habitual tertuliano e músico José Farinha, que, mais uma vez, nos aproximou dos sons medievais.
 


A propósito do Dia Internacional do Livro Infantil quis esta tertúlia chamar a atenção para um  livro que jamais deverá ser esquecido: «Kinderzeichnungen und Gedichte aus Theresienstadt / 1942-1944» (Desenhos e poemas de crianças de Theresienstadt / 1942-1944), Praga, 1959. É uma edição (28 x 19,5 cm), em alemão, dos desenhos e poemas das crianças presas, juntamente com adultos, no campo de concentração de Theresienstadt, que ficava na zona da Checoslováquia ocupada pelos alemães. Mais de 150 mil pessoas, incluindo milhares de crianças, permaneceram em tal gueto durante meses ou anos, antes de serem transportadas de comboio para os campos de extermínio em Treblinka e Auschwitz.


O artista e professor de arte Friedl Dicker-Brandeis criou nesse campo de concentração aulas de pintura para as crianças, o que resultou na produção de cerca de quatro mil pinturas infantis, que Dicker-Brandeis escondeu em duas malas antes de ser mandado para Auschwitz. Essa colecção foi poupada da destruição pelos nazis e só foi descoberta passado uma década. A maioria destes desenhos pode ser vista no Museu Judeu de Praga, cuja secção sobre o Holocausto é responsável pela administração da Colecção do Arquivo de Theresienstadt. As crianças do campo de concentração também escreveram contos e poemas, alguns dos quais foram preservados e posteriormente publicados numa colecção chamada “…doch einen Schmeterling hab ich hier nicht geseen…” (Nunca mais eu vi por aqui uma borboleta), título retirado do poema “Der Schmetterling” (A borboleta), escrito, em Junho de 1942, por Pavel Friedman, nascido em Praga, em 1921, e deportado para Theresienstadt em 1942. Posteriormente foi enviado para Auschwitz, onde foi morto em Setembro de 1944.

 
É emocionante o lema escolhido para tal colecção, lema que também aparece isolado neste livro, na folha imediatamente a seguir à folha de rosto.  A borboleta, com o seu voo errático e a beleza de suas cores exóticas, não podia deixar de ser a melhor metáfora para definir a ânsia de liberdade que todas aquelas crianças sentiriam.
O nosso amigo tertuliano Wolfgang Schaden fez o favor de traduzir alguns poemas deste livro, que, emocionado, leu neste “Café com livros”, dos quais reproduzimos apenas “Die Angst” (O Medo), p. 45, por definir bem o sentimento que atravessa todos os textos e ilustrações.

Wolfgang Schaden lendo os poemas das crianças

O MEDO

Um novo horror passa pelo nosso gueto,
Ameaçando com grave doença grandes e pequenos.
Vê-se a morte com a sua gadanha
Sedenta por tantas vítimas.

Aos pais bate o coração mais rápido,
As mães cobrem as suas cabeças de luto,
A víbora do tifo estrangula-lhes as crianças até à morte,
Antes que ela tenha acreditado.

Eu ainda cá estou, ainda pertenço aos vivos,
Enquanto a minha amiga já está no além.
Não sei se não teria sido melhor
Que a morte me tivesse levado juntamente com ela.

Oh não, meu Deus, nós queremos viver,
Não deixes esvaziar as nossas fileiras,
Queremos chegar a uma manhã melhor,
Onde então haverá tanto trabalho.

Eva Picková é a autora deste poema. Nasceu em 1929, em Nymburk. Foi deportada para Theresienstadt em 1942, tendo encontrado a morte em Auschwitz em 1943. 


A ilustração que acompanha este poema, ocupando toda a página 44, é um pormenor de um trabalho maior, a lápis, de Raja Engländerová, nascida em Praga em 1929. Em 1942 foi deportada para Theresienstadt. Após o fim da guerra regressou à sua cidade natal.
 
Depois de o nosso amigo Wolfgang Schaden ter lido a tradução dos poemas era por demais evidente o silêncio que nos trespassou. Há momentos únicos e este foi um deles. Sentimos que no Museu de Leiria, neste dia – Dia Internacional do Livro Infantil cada um de nós, de forma diferente, ressuscitou as palavras que aquelas crianças um dia gravaram nas paredes daquele campo de concentração, onde as suas vozes foram silenciadas pelos horrores da 2ª Guerra Mundial. Se outras razões não houver, com esta evocação “Café com Livros” terá hoje justificado a sua existência e o Museu de Leiria ficou "depositário" de um emocionante  e invisível património!
 
Como se houvesse factos, e não coincidências, que parecem esperar o momento certo para se “encaixar”, Luisete Baptista, aproveitou para nos revelar em primeira mão, que, respondendo a um desafio que lhe foi colocado, escreveu um texto para um musical sobre a vida de um ilustre português também ele ligado, mas por motivos nobres, à 2ª Guerra Mundial: Aristides de Sousa Mendes. Luisete Baptista confidenciou-nos que a peça já está a ser encenada e brevemente subirá ao palco. As Trêstúlias deixaram desde logo o convite para que, assim que possível, o musical venha a Leiria.

 

Querendo brindar a convidada com a leitura de um texto do seu livro «Linhas Poéticas», o tertuliano David Teles leu o seguinte poema:

Eu já não sou o eu
Construído dentro de mim
Sou o mistério monumental
Do eu transformado
Sou o bloco de granito
Daquela ponte
Sou o planisfério
De um outro eu
Sou o tumulto
Das gerações gritantes
Sou um novo eu
Construído dentro de mim

in «Linhas Poéticas – encontro com duas artes – a poesia e a pintura», pag. 42


 

Entre conversas, biscoitos e café, terminou mais uma edição de "Café com livros"

 

Encontramo-nos na próxima tertúlia e, até lá, já sabem, não recusem:


Um café quente

Um livro fresco

Uma ideia nova…






Texto de Rosa Neves e Augusto Mota
Fotografias de Cristina Neto, excepto as 3 identificadas
Edição de Augusto Mota 


4 comentários:

Rui Pascoal disse...

Não pude estar presente mas através das suas palavras e fotos julgo ter sentido esses momentos.
Bem haja, professor Augusto Mota!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Mais uma reportagem de "café com Livros" visto pelos olhos de um artista! Obrigada e até à próxima. É sempre um prazer tomar "café com Livros" ...

luisete disse...

Muito boa tarde!
Só agora li a excelente reportagem do passado dia 02.
Foi brilhante e, mais uma vez, obrigada por este partilhar de tantas emoções: literatura, pintura, música, teatro...enfim...ARTE!
ARTE DA AMIZADE!
Um abraço enorme e um até já!
Luisete Baptista