18/01/2020

Fotopoema











A roseira 'Madame A. Meilland' é das roseiras mais plantadas em todo o mundo! É um híbrido da ‘Rosa-Chá’ desenvolvido pelo horticultor francês Francis Meilland entre os anos 1935 e 1939, que assim a nomeou em honra de sua mãe Mme Antoine Meilland. Também é conhecida como ‘Peace Rose’ (Rosa da Paz), nome dado pelo seu próprio criador, em 1945, para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial. 
As flores dobradas e muito perfumadas, abrem-se voluptuosamente em forma de taça, deixando aparecer o centro creme-amarelo ouro, com os bordos das pétalas entre o rosado e o carmim, flores que vão desabrochando entre Abril e Outubro. Os tons das flores podem variar um pouco em função do tipo de solo, do sol e da idade da planta.

A American Rose Society, em 1945, ofereceu uma rosa destas, com uma mensagem de Paz, a cada uma das 49 delegações presentes na convenção inaugural da ONU, na cidade de S. Francisco.


O exemplar que possuo, desde meados dos anos 80, é uma roseira-trepadeira. As rosas não terão uma dimensão idêntica às dos exemplares arbustivos, cultivados em canteiros como flor de corte, mas a fragrância do seu perfume é magnífica.  


Sem comentários: