12/12/2006

há 185 anos, no dia 12 de Dezembro, nasceu ...




... Gustave Flaubert

( Rouen 1821 - Croisset, próximo de Rouen, 1880 )

Escritor francês. A vida de Gustave Flaubert é a de um artista completamente dedicado a aperfeiçoar a sua arte. Filho de um cirurgião, sendo criança, em 1836, conhece Elise Foucault, objecto da grande e incompleta paixão da sua vida que lhe inspira "A Educação Sentimental". Em 1840 transfere-se para Paris para estudar Direito, mas descuida os estudos para viver no mundo das Letras. Pouco depois, por causa de uma grave doença nervosa, regressa a Rouen. Quando da morta do pai, instala-se com a mãe e a sobrinha na casa de campo de Croisset. Nela vive o resto da sua vida, exceptuando as viagens e as temporadas em Paris. em 1846 conhece a escritora Louise Colet, com quem manteve uma abundante correspondência até 1855. Em 1849-51, viaja pela Grécia, Itália e Médio Oriente. Em 1857 o seu romance "Madame Bovary" leva-o aos tribunais, acusado de ofensa à moral e à religião. Em 1875, para salvar da falência o marido da sobrinha, vende todas as suas propriedades e tem de aceitar uma modesta pensão do Estado.

Flaubert leva à perfeição o romance realista e consegue a mais completa harmonia entre a arte e a realidade. Para ele, a verdade e a beleza estão unidas; por isso põe tanto cuidado na sintaxe e na escolha do vocabulário e concede tanta importância à estrutura. Na sua obra literária, não muito extensa, Flaubert aspira à criação de um conjunto harmónico, à elaboração de toda uma trama simbólica que une os diferentes personagens. A sensibilidade de Flaubert chega a cair no sentimentalismo e, nesses momentos, entrega-se ao deísmo e a vagos sentimentos rousseaunianos envoltos em oratória; mas quando se recupera destes desvios, a obra de Flaubert, trabalhada com uma ânsia de perfeição e um esforço quase dolorosos, é uma maravilha de harmonia e realidade.

Os romances e contos de Flaubert oferecem um panorama de realismo em diversos campos. "Madame Bovary" e "Bouvard et Pécuchet" movem-se no campo do realismo burguês. "Salammbô" no do realismo histórico. Os "Três Contos" caracterizam-se pelo seu realismo imaginativo e romântico e "A Educação Sentimental" mostra um amplo realismo vital.

Algumas citações suas:
Não desculpo de modo algum aos homens de acção que não vençam, uma vez que o êxito é a única medida do seu mérito
A moral da arte reside na sua própria beleza
A medida de uma alma é a dimensão do seu desejo
Ele andava à roda no seu desejo como o preso no cárcere
O estilo está sob as palavras como dentro delas. É igualmente a alma e a carne de uma obra
in citador - http://www.citador.pt
Imperativo - ler ou reler "Madame Bovary".

2 comentários:

della-porther disse...

gabe

boa indicação reler Madame.

vou providenciar.

beijos com carinho

della

António Simões ,Augusto Mota e Gabriela Rocha Martins disse...

faz porque ,como sabes ,é um romance a não deixar ... de ler ou reler!!!!!

beijos ,dellita.