30/11/2006

13. Amigos, cantai



Quando eu for livre,
do corpo liberto,
dirão: "onde vive
ele agora ao certo?"
Vivo no anil,
do ar me alimento -
meu corpo subtil
mais leve que o vento.
Vivo onde a asa
não se aventura:
a alma tão alta
deceu à fundura.
E agora voa
no céu de si mesma,
e atravessa a sombra
para a luz que a cega.
Essa luz cegante
vai-me por à prova:
pra seguir adiante
só com vista nova




"Quando eu me for...",
não é bem assim:
morte é o amor
que volta para mim.

Deste corpo farto,
vou nascer de novo -
dá-se novo parto,
tenho outro corpo,
que é feito da luz
que na carne ardia,
e a carne reduz
à cinza mais fria.
Mas enquanto habito
o corpo de agora,
o prazer infinito
da dor me devora -
Nela canto e ardo,
dela me alimento,
e sei que não tardo:
chegará o tempo
de voltar ao Pai -
viva-se entretanto!
Amigos, cantai
dentro do meu canto.

António Simões ,inédito , in "Poemas Antigos".
Fotopoema 76- poema de António Simões. Fotografia e composição de Augusto Mota.
Fotopoema 78 - poema de Fernanda sal Monteiro. Fotografia e composição de Augusto Mota.

2 comentários:

della-porther disse...

gabe
hoje a meia-noite acontecerá o lançamento do Tabaris. Um espaço que construi para falar um pouco da cultura do meu lugar.
Você é minha convidada.
http://otabaris.blogspot.com


Um beijo
Emília Della-porther

António Simões ,Augusto Mota e Gabriela Rocha Martins disse...

e eu estive lá ,minha querida!

não à meia noite ,muito embora tentasse resistir até então ,mas o cansaço foi superior a mim .mas ,no dia seguinte ,fui beber um saborosíssimo copo ,por sinal ,muito bem acompanhada. não consegui falar contigo ,mas não me preocupei ,porque sabia.te na "ressaca " da vernissage .foi lindo .adorei e deixei registado no Livro de Honra .sei que leste porque respondeste.me


um beijo