01/05/2014

Abril a 5 Vozes



40 ANOS – Abril a 5 vozes




No dia 16 de Abril tive o privilégio de assistir, no Teatro José Lúcio da Silva em Leiria,  ao concerto comemorativo dos 40 anos da Revolução dos Cravos e de estar perante cinco “monstros” da música de intervenção portuguesa: Rui Pato, Francisco Fanhais, Manuel Freire, João Afonso e José Fanha.


Rui Pato, João Afonso, Francisco Fanhais, Manuel Freire e José Fanha

Apesar de ter apenas 16 anos, consegui sentir a nostalgia e a emoção que tomaram conta daquela sala à medida que se ouviam as interpretações destes artistas e as músicas que marcaram a oposição à ditadura e simultaneamente marcaram a revolução. Estas músicas, que remontam ao tempo em que apenas se podia sonhar (e cantar!) os ideais que elas expressavam, voltam a retratar o presente, a alimentar a esperança e a querer atear o futuro com o fogo desses ideais! 




                                                                                                                          Rui Pato e João Afonso
  
Tal qual a voz destes cantores já atravessou gerações, pois para os ouvir estavam ali avós, filhos e netos, também eu me senti atravessada por diversas sensações:

- Comovi-me a ouvir os poemas declamados com  emoção por José Fanha;
- Enterneci-me com os ecos nostálgicos e doces presentes no canto de João Afonso;
- Arrepiei-me com a voz sonora, cheia e completa de Manuel Freire;
- Sonhei com a voz cristalina e pura de Francisco Fanhais;
- Vibrei à medida que escutava os acordes delicados e soberbos da guitarra de Rui Pato.


  Francisco Fanhais, José Fanha e Manuel Freire

Foi um espectáculo informal, diferente, com direito a conversas descontraídas e histórias de outros tempos, sem nunca esquecer o significado do 25 de Abril, nem o relevo das pessoas que se atreveram a sonhar com uma revolução, nem a coragem daquelas que a concretizaram.



Francisco Fanhais, Manuel Freire e José Fanha 

Havia uma grande cumplicidade, não só entre estes grandes amigos de longa data, mas também entre o público que escutava, agradado e divertido, estes grandes senhores que foram partilhando as aventuras e desventuras da sua condição de cantores de música de intervenção.


  Rui Pato, João Afonso, Francisco Fanhais, Manuel Freire e José Fanha 

Tenho um claro conhecimento académico sobre o 25 de Abril, mas não o vivi, no entanto, estes artistas fizeram-me sentir muito mais próxima dele. Era como se eu o tivesse vivido, e, por momentos, tive a impressão de que Zeca Afonso era um amigo meu que, naquela noite ali se sentou a meu lado e deliciado ouvia as suas próprias histórias trazidas em dois postais de correio lidos por Rui Pato.… Senti que a história também se escreve com música!



  
 José Fanha, Francisco Fanhais, Manuel Freire, João Afonso e Rui Pato

Apercebi-me que as músicas interpretadas passaram a ser não só as músicas destes artistas, mas as músicas de todos nós, os nossos hinos à liberdade, à tolerância, à cultura. Senti que cada palavra, cada gesto, cada música, nos foram particularmente dedicadas e que cada pessoa que ali estava as revivia com especial emoção.

Um espectáculo que espelhou esperança, companheirismo e amizade.
Um espectáculo que não vou esquecer e que a minha cidade mereceu.



 João Afonso, Manuel Freire, Cristina Barbosa, Lídia Raquel, Rosa Neves, 
Mercília Francisco, Rui Pato, José Fanha e Francisco Fanhais, 
numa foto para memória futura com o grupo Trestúlias!



 
Texto e as duas últimas fotos de Mariana Neves


Fotos do espectáculo obtidas em https://www.facebook.com/teatrojlsilva

Editado por augusto mota



1 comentário:

Júlia Ribeiro disse...

Emocionei-me tanto !!

Obrigada pela partilha.
Júlia Ribeiro