13/05/2012

Azulejos ARTE NOVA no Museu de Cerâmica de Sacavém



Inaugura no próximo dia 18 de maio, às 19 horas, no Museu de Cerâmica de Sacavém, a exposição itinerante «A Arte Nova nos Azulejos em Portugal», da colecção de Feliciano David e Graciete Rodrigues, depois da sua exibição em Aveiro e na Figueira da Foz.
«A Arte Nova nos Azulejos em Portugal» é uma exposição ímpar no panorama artístico e cultural português, que contempla mais de uma centena de painéis representativos das mais importantes fábricas nacionais – Sacavém, Fonte Nova, Devezas, Carvalhinho, Lusitânia, Constância e Caldas da Rainha, bem como de diversas fábricas internacionais.
Traz a público uma extensa e sistemática colecção de azulejaria nacional e internacional de pendor Arte Nova que, ao longo dos anos, foi cuidadosamente reunida por Feliciano David e Graciete Rodrigues, ilustres coleccionadores com admirável trajecto de colaboração com o Museu de Cerâmica de Sacavém. Esta exposição ficará patente ao público até final do mês de Janeiro de 2013.
Ganha destaque por se tratar da primeira exposição de azulejaria nacional exclusivamente dedicada à temática da Arte Nova. É comissariada por António José de Barros Veloso e Isabel Almasqué, especialistas em azulejaria, que também assinam os textos do catálogo.

Não perca esta cerimónia da inauguração, inserida nas comemorações municipais do Dia Internacional dos Museus, que conta com a presença de Feliciano David e dos comissários da exposição, além de um antigo trabalhador da Fábrica de Loiça de Sacavém, responsável pelo ateliê de azulejaria, que mostrará técnicas e métodos de produção mais utilizados.

Sem comentários: