10/07/2006

Inscrição de Pérgamo

"Saúda-te, Panteia, minha mulher, o marido que
após a tua partida
pela morte destruidora, pesado luto abriga.
Pois jamais viu Hera Hígia uma tal companheira, na qual a figura,
a inteligência, bem como a descrição do seu porte tanto
se assemelhassem.
Foste aquela que me deu os filhos, todos a mim semelhantes.
Cuidaste do teu marido, cuidaste dos teus filhos.
Foste tu, sem dúvida, quem conduziu o leme da vida, em casa,
também contribuíste para engrandecer a fama da medicina,
e distinguiste-te pois, embora sendo mulher, atrás de mim
não ficaste em capacidade.
Por isso, Glícon, o teu marido, mandou erguer este monumento;
também alberga Filadelfo, o imortal,
e aqui
eu próprio repousarei, um dia, quando a vida me deixar.
Tal como, somente contigo, cumprindo os ditames do destino,
o leito conjugal partilharei,
que a terra do sepulcro nos cubra também com o mesmo manto."
( Tradução, a partir da versão alemã, de Maria do Sameiro Barroso ).

Sem comentários: