28/07/2006

Quid Juris?

Também ao contrário da Agustina Bessa-Luís

( muito ao contrário da Agustina !!!! )

gosto do mar.
do azul do mar.
do mar azul.
e, só deixando vogar minha alma nos meus olhos,
vendo o brilho da luz reflectido nos azuis do mar,
essa minha alma serena.
vem daí a minha tranquilidade,
a minha força,
e então a vida faz sentido.
o mar é perigo,
mas não é insegurança.
é a força, maior do que nós
que nos vence.

( Agustina não admite ser vencida )
( daí a sua insegurança )
( tem medo )

o mar não é efémero.
o mar é eterno
no seu fluxo e refluxo
é sempre o mesmo
e é outro.

( Agustina será/é efémera )
( Agustina é mortal )
( Agustina não é eterna )
( Agustina não gosta do mar )

O mar é MAIOR
eu amo o mar.
a sua luz.
os seus azuis.
o azul límpido da manhã.
o azul estridente
dourado do zénite.
o azul manso do fim da tarde.
o azul noite do seu manto de repouso.

O mar é mais forte do que o homem.
mas eu não o temo.
nem odeio.
Está nele a nossa origem
e a nossa eternidade.

Fernanda Sal Monteiro, viaje até outro inédito.

5 comentários:

António Simões ,Augusto Mota e Gabriela Rocha Martins disse...

com um beijinho
e a ternura da tripulação do "Palácio das Varandas"

Anónimo disse...

São só "partidas" amigáveis.... E eu fiquei embasbacada à varanda do palácio ...
Beijo amigo,
fsm

António Simões ,Augusto Mota e Gabriela Rocha Martins disse...

eheheheheheheeheh

( faça o favor de entrar, o Palácio é seu, querida Amiga! )

Anónimo disse...

Hoje passo, em média 14 horas do meu dia, no escritório onde trabalho, perto de uma janela de onde avisto um mar de uma imensidão e beleza que cala-me. Amo o mar. Adorei o texto.

beijos
della

Anónimo disse...

« Hoje passo, em média 14 horas do meu dia, no escritório onde trabalho, perto de uma janela de onde avisto um mar de uma imensidão e beleza que cala-me. Amo o mar. Adorei o texto.»

Que sorte ! Obrigada pelo comentário.
Já passei várias vezes pelo seu blog e gostei muito.

Um abraço.
fsm