18/09/2011

Os Corvos do Vale do Lis



Recentemente a Stencil Arte veio até ao campo, mais concretamente ao norte do concelho de Leiria, à zona circundante de Monte Real, facto a que o semanário «Região de Leiria» tem dado atenção, como está documentado em:

Das intervenções já feitas, a primeira, no muro do cemitério de Carvide, é a mais tocante, pelo mistério, emoção e rigor do traço que transparece de tal silhueta, qual fotografia em alto contraste. Na semana seguinte apareceu, numa parede do edifício da estação da CP de Monte Real, um viajante atrasado tentando, a todo o custo, apanhar ainda o comboio. Mais recentemente um enorme bando de corvos “pousou” em vários pilares, no lado poente do viaduto da A17 sobre o Vale do Lis, viaduto que fica imediatamente antes da praça da portagem de Leiria-Norte.

Sobre Arte Urbana consultar:


Imagens de Stencil Arte:



O mais interventivo artista-mistério, com trabalhos em várias países, é Banksy, tendo ficado célebre a obra que deixou no muro da Cisjordânia, cujas fotos que poderão ver em:

Há, no entanto, que referir um artista português que tem feito sucesso em Londres - Alexandre Farto -, que o diário «Guardian» considerou como um dos 10 melhores artistas mundiais da Street Art. Utiliza o que poderíamos chamar a técnica do baixo-relevo, “esgravatando”, com utensílios apropriados, as paredes de prédios abandonados e de muros velhos, técnica muito mais exigente do que a de uma simples pintura, mas com a qual consegue efeitos deveras surpreendentes. A tal técnica de escultura, alia, por vezes, o tradicional grafitti.

Entrevista com Alexandre Farto:


Imagens da obra de Alexandre Farto:


A Stencil Art e os Grafittis são duas modalidades da ARTE URBANA, cada uma com a sua técnica muito específica, podendo por vezes, no mesmo trabalho, haver uma sobreposição das duas modalidades, por uma questão de economia de meios e de tempo.

Sem comentários: