07/10/2011

Gloriosa, ou Lírio-glorioso


POEMA DAS COISAS BELAS

As coisas belas,
as que deixam cicatrizes na memória dos homens,
por que motivo serão belas?
E belas, para quê?


Põe-se o sol porque o seu movimento é relativo.
Derrama cores porque os meus olhos vêem.
Mas por que será belo o pôr do Sol?
E belo, para quê?


Se acaso as coisas não são coisas em si mesmas,
mas só são coisas quando coisas percebidas,
por que direi das coisas que são belas?
E belas, para quê?


Se acaso as coisas forem coisas em si mesmas
sem precisarem de ser coisas percebidas,
para quem serão belas essas coisas?
E belas, para quê?


             António Gedeão, Poemas póstumos (1987)





          A     GLORIOSA, ou LÍRIO-GLORIOSO (Gloriosa superba) é uma trepadeira fora do vulgar, oriunda de África. Tem uma textura herbácea, raízes tuberosas e flores muito decorativas. As folhas são lanceoladas, longas e brilhantes, apresentando uma modificação curiosa nas extremidades, pois transformam-se em gavinhas, que permitem a fixação e ascensão da planta sobre qualquer suporte onde se possam agarrar, pormenor que se pode ver bem em duas das fotografias deste  slideshow.

          Tem um crescimento rápido nos meses quentes, podendo atingir até 2 metros de altura. As flores, que são o  espectacular encanto desta trepadeira, surgem no final da primavera e durante o verão, têm uma característica muito peculiar: as sépalas, em tons alaranjados e vermelhos, viram-se para trás, expondo os ovários e estames, como se a flores estivessem viradas pelo avesso, característica que também se pode observar nesta sequência fotográfica.
          No inverno a planta entra em repouso e perde a folhagem. Neste período os rizomas podem ser removidos e separados, para serem replantados na primavera seguinte.
          A Gloriosa tanto se dá em solos bem drenados, leves e enriquecidos com matéria orgânica, como em vasos e floreiras, exigindo, porém, sol pleno ou meia sombra e regas regulares. Não precisa de ser podada, mas deve ser protegida de invernos rigorosos, retirando os seus rizomas do solo, ou, quando em vasos, colocando estes em locais abrigados.
          Multiplica-se principalmente por subdivisão das raízes ou por sementes, as quais se assemelham, pela cor e forma, a pequenos grãos de romã.

Sem comentários: