(Clique, no texto abaixo, em multifacetado escritor para aceder à biografia do autor)
No passado Domingo, dia 15 de Dezembro, pelas 17.30 h, teve
lugar no belo auditório da Filarmónica das Chãs a apresentação do livro
«PEGADAS DO TEMPO», da autoria de Luís Lourenço, mais uma obra a juntar ao seu
curriculum de multifacetado escritor. Solicitou-me o autor que lhe fizesse
a apresentação da obra, tarefa que aceitei dadas as características muito
específicas do livro. É que me surpreendeu com uma bem conseguida
incursão pelos territórios do haikai,
ou haiku, modalidade poética muito
cultivada no Brasil na década de 1930, não só por imigrantes da vasta colónia
japonesa, mas também por intelectuais brasileiros que por tal forma de arte se
deixaram seduzir e a adaptaram ao ritmo e sonoridade da língua portuguesa. O haikai caracteriza-se por um esquema
muito simples de 3 versos (5-7-5 sílabas), em que o primeiro verso rima com o
terceiro e o segundo, normalmente, tem uma rima interna na 2ª sílaba, que rima
com a 7ª sílaba.
Pároco de Regueira de Pontes, Augusto Mota e Luís Lourenço
O autor apresentando o apresentador
Luís Lourenço que, como escritor, é mais conhecido e
reconhecido no Brasil do que em Portugal, foi lá que contactou com o haikai e com as diversas correntes de
opinião quanto à respectiva estrutura, hoje mais liberta dos rígidos cânones
tradicionais. Há os que defendem mais o conteúdo, para realçarem a concisão, a
intuição e a emoção, enquanto outros são adeptos de uma forma rígida, seguindo
a norma das 17 sílabas e o jogo da rima. Luís Lourenço afastou-se do espartilho
de ambos para construir a sua própria
estrutura de curtos tercetos, com uma rima variável, que voga ao sabor da
emoção e das imagens que os motivaram: umas vezes tal rima é a-a-b, outras a-b-a,
ou ainda a-b-b. Também o poeta não se
assumiu em parte alguma da obra como cultor do haikai. Apenas o autor do prefácio nos remete, logo no início, para
“a poesia haiku”, talvez para dar uma
pista ao leitor para este género de composição. Mas já outros poetas
portugueses se dedicaram, esporadicamente, a este tipo de exercício conciso,
sem terem a preocupação de o catalogar. Interessou-lhes, apenas, o resultado
final. Recordo alguns nomes, cujos poemas breves já ilustrei e expus como
Fotopoemas, portanto com o texto fazendo parte integrante das imagens. De
Cruzeiro Seixas: “Silenciosa flor / do meu jardim / que ar amargo / guardas
para mim.”, ou “Desfolhar uma rosa / é poesia / ou prosa?”; de António Simões:
“ quem deu asas de oiro às giestas / e às borboletas, pétalas macias? / ah! Já
sei: tu chegaste!” (título «primavera»); de Luís Pignatelli: “uma cabra /
ruminando a manhã / o arco-íris / a sua erva.”; de Carlos Alberto Silva: "há um banquete de pólen / no jardim do amor / eu serei abelha e tu a flor" / (título «refeição nua»); ou ainda de Eugénio de Andrade:
“Vê como o verão / subitamente / se faz água no teu peito, / e a noite se faz
barco, / e minha mão marinheiro.”
Aspecto parcial da assistência
Ao contrário dos poetas acima referidos, cujos textos
nasceram apenas da vivência poética de seus autores, Luís Lourenço teve a feliz
ideia de motivar todos os seus tercetos com fotografias a cores, cuja selecção
já denota um critério para-poético, bem como as múltiplas vivências na sua
aldeia natal, que, depois, interpreta transversalmente, dando-nos não uma mera descrição
do texto icónico, portanto da imagem, mas um texto verbal que implica da parte do
leitor um exercício reconstrutivo, o qual interfere subjectivamente no objecto
retratado. Ao leitor exige-se, pois, um esforço interpretativo, devendo também
ele fazer um apelo à sua cultura, às suas vivências e experiências.
Lendo poesia minimalista de Tchello d'Barros
Aproveitando a ocasião, e porque tudo se liga com tudo, não
quis deixar de chamar a atenção para outras modalidades poéticas como a poesia
minimalista do brasileiro Tchello d’Barros, do qual li alguns exemplos, e para
uma modalidade típica da língua inglesa - os Limericks -, criados por
Edward Lear, que publica anonimamente o seu primeiro livro de limericks em 1846: «Book of Nonsense»
(Livro dos Disparates). Este género teve cultores de renome como Lewis Carroll,
Rudyard Kipling e até mesmo T.S. Eliot. O limerick
tem, como o haikai tradicional,
uma estrutura rígida, mas de cinco versos, rimando a-a-b-b-a, sendo o terceiro
e quarto versos mais curtos do que os outros. Tem de constituir uma unidade
temática, satírica, política ou, até, brejeira, mas, tal como acontece com outras
modalidades poéticas, é deixada ao leitor toda a liberdade de interpretação. Do
livro «Pensar Sem Senso – Limericks
Portugueses», de Hélio Osvaldo Alves, edição Campo das Letras, Porto, 2002,
(esgotado) li um com bastante actualidade: “Havia um Sistema Nacional de Saúde
/ Que, vai ou não vai, falha amiúde. / Os utentes protestavam, / E
peticionavam, / Mas o sistema insistia em falhar amiúde.”/ (p.65).
Uma imagem para memória futura
Igualmente chamei a atenção para as Décimas tão portuguesas, já cultivadas por Camões e que hoje
permanecem vivas só no Alentejo, principalmente entre os poetas populares, que
a partir de uma quadra, que é o mote, desenvolvem quatro glosas de 10 versos, tendo
o 10º verso da primeira glosa que ser o 1º verso do mote e assim
sucessivamente. Portanto o 10º verso da última glosa é o 4º verso da quadra. E
há os repentistas, que conseguem desenvolver as glosas de improviso, sendo o
mais célebre o Ti Limpas, de seu nome Manuel Inácio Veladas, de Ferreira de
Capelins, Alandroal, que vi e ouvi dizer na Confraria do Pão (Alentejo) uma
décima em louvor de Bento de Jesus Caraça, durante uma homenagem à sua memória, que lá se realizou em 23 e 24 de
Junho de 2001. Estamos longe, portanto, da simplicidade e concisão dos haikais, dos limericks e da poesia minimalista, mas muito perto do que é
genuinamente nosso e tão saboroso como o genuíno pão artesanal alentejano!
"A descoberta consiste
em ver o que todos viram e
em pensar no que ninguém pensou."
ALBERT SZENT-GYORGYI
Reprodução de duas páginas de «Pegadas do Tempo»
Texto de Augusto Mota
Fotos de Rui Jorge Rebelo
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