09/01/2008

zig-zag zag-zig

Orgão do Mar, na Cidade de Zadar, Croácia


Situado em Zadar, uma cidade no litoral da Croácia, duramente castigada durante a 2ª Guerra Mundial, encontramos o Orgão do Mar, ou seja, degraus cravados em rochas que têm no seu interior um interessante sistema de tubulações e que, quando empurradas pelos movimentos do mar, forçam o ar e, dependendo do tamanho e velocidade das ondas, criam notas musicais ou sons aleatórios.
Criado em 2005 e tendo ganho um prémio europeu para espaços públicos - European Prize for Urban Public Space - este Orggão do Mar recebe turistas de várias partes do mundo e que aqui vêm escutar uma música original que traz muita paz.
Por outro lado, o lugar também é conhecido por oferecer um belíssimo pôr-de-sol, o que ainda mais agrada às pessoas que visitam a cidade


Veja a estrutura interna das "escadas" e o detalhe das cordas e notas musicais que somadas à energia das ondas criam sons...
Curiosamente, as aberturas no cimento servem para o Orgão "respirar" e, simultaneamente, para repercutir os sons criados nas tibulações.





Sem comentários: