21/03/2006

O Equinócio da Primavera

Ontem, dia 20 de Março, a Terra, no seu movimento de transladação, colocava o Sol, exactamente, entre os dois hemisférios, seccionando o Equador Celeste ( linha imaginária que corresponde ao equador terrestre ) a 0º. O Sol espalhou de forma igual os seus raios nos dois hesmisférios, Norte e Sul, fazendo com que o dia tivesse a mesma duração da noite.
Para nós, tal significou o fim do Inverno e o início da Primavera.
E, tal como se fazia na Antiguidade, a chegada da Primavera foi celebrada, hoje em Portugal, a partir das 07h30 até 8h00, frente ao portal do antigo santuário rupestre de Tambores, em Chãs, concelho de Foz Côa, com cantos e danças, segundo rituais celtas.
Muitas eram as civilizações antigas que marcavam estes momentos com rituais e cerimónias sagradas, que, infelizmente, vão-se perdendo.
Com ou sem rituais, a Primavera chega, indubitavelmente, a fim de dar novo viço às plantas que, adormecidas durante o Inverno, reflorescem, e, os animais, por seu lado, iniciam a estação do acasalamento. É tempo de renovação. É um novo ciclo de vida que principia.

1 comentário:

Anónimo disse...

E viva a Primavera!