19/12/2005

Don Quijote de la Mancha / Parte I / Comemoración de los 400 años

" Don Quijote de la Mancha". Quadro de Carlos Alvar.

El Ingenioso Hidalgo...

En un lugar de la Mancha, de cujo nombre no quiero acodarme, no ha mucho tiempo que vivia un hidalgo... desses de lança no cabide, adaga antiga, rocim magro e galgo corredor (... ) A idade de nosso fidalgo rasava os cinquenta anos. Era de compleição rija, seco de carnes, enxuto de rosto, grande madrugador e amigo da caça (...) este sobredito fidalgo, nos passos em que estava ocioso - que eram os mais do ano - , era dado a ler livros de cavalaria, com tanto apego e gosto, que esqueceu quase por inteiro o exercício da caça e também a administração da sua fazenda(...) Em suma, enfrascou-se com tanto em sua leitura, que se lhe iam as noites lendo de uma assentada, e os dias de sol a sol; e assim, de pouco dormir e do muito ler, se lhe secou o cérebro de maneira que acabou por perder o juízo.

( D. Quixote - Parte I, Cap. I )
Para mim somente nasceu Dom Quixote, e eu para ele: ele soube obrar e eu escrever, somente os dois somos um.
( D. Quixote - Parte II, Cap. LXXIV )
Por supuesto. Vale.

Miguel de Cervantes de Saavedra ( Alcalá de Henares, 1547- Madrid, 1616 ).

3 comentários:

Anónimo disse...

Passei para desejar Boas Festas, e fiquei admirado porque desconhecia que D. Quixote tinha sido publicado há 400 anos. Obrigado pela informação. Sempre oportuna.

Anónimo disse...

"El que lee mucho y anda mucho, vee mucho y sabe mucho".

Dom Quijote.

Anónimo disse...

Muito a propósito os excertos do D. Quijote publicados pela Maria Gabriela e o quadro que é muito sugestivo e que eu desconhecia. Gosto muito de reler passagens longas ou breves do "Quijote" de Cervantes, porque os conceitos são tão actuais que até ferem ... Gostei também muito da passagem transcrita pela Teresa s. Pereira porque, numa curta frase, está a sabedoria de quem fala pouco e acerta muito. Cervantes diz tudo: quem muito lê e muito anda, aprende a viver muito, sem ter necessidade de muito falar para se ouvir. E "amigo,não há caminho; o caminho se faz caminhando ".