31/12/2005

o íntimo desígnio

Enfeitado de rosas negras e juncos selvagens, criados nas margens da madrugada, chegou o fim de ano, apressado e secreto.
Amanhã é sempre o hoje que disimulamos no rosto das pequenas emoções que vivem e desaguam no gesto da oferta e nos abraços que envolvem a saudação ao novo ano. É íntimo este desígnio das flores enlaçadas pela dádiva e que cintila nos laços e nos gestos que amarram o passado à memória do futuro.
Hoje é noite. E a memória vive por entre os juncos ( Juncus effusus ) e a natureza que enfeita de saudades ( Centaurea cyanus ) as margens deste nosso rio, das fontes até à foz.
Augusto Mota, inédito, in "Geografia do Prazer", 2000.

6 comentários:

Anónimo disse...

E o rio da memória de cada um de nós será obrigado a deslizar até à foz, mesmo que lhe apeteça adormecer numa margem, tranquilamente, encostado a um junco, ou a uma rosa negra. O destino a isso o obriga. Assim, o ano que termina esta noite será o mesmo que acordará ámanhã, só mais um junco arrastado por ele, marcará um 6 onde estava um 5 ... Que o ámanhã possa ser melhor que o hoje ! Um abraço amigo para todos.

Anónimo disse...

A saudade marca os minutos das horas que, inusitadas, continuarão à procura do dia de amanhã. Tem toda a razão, Fernanda. 2006 tem, apenas, mais um 6 do que 2005, mas este, porque já vivido e, porque não deixa muitas saudades, é bom que não pegue o lastro ao ano vindouro. Fica-me a esperança no desconhecido!
Viva 2006!
Uma taça de champanhe para todos nós e Hurra! Ip, Ip, Hurra! Feliz Ano Novo!

Anónimo disse...

É com uma enorme dose de esperança que entrarei em 2006. Que ele seja, para todos nós, e em todos os aspectos, melhor do que 2005.
Felicidades, amigo Augusto Mota, e que 2006 chegue pleno de saúde e paz. O resto virá por acréscimo.
Um abraço!

Anónimo disse...

Hoje é noite...De facto, assim acontece, mas, amanhã, e depois e depois, será um dia cheio de sol e esperança no coração de todos nós! E continuaremos juntos neste remar contra ventos e marés. Não é verdade, Amigo Augusto Mota?

Anónimo disse...

Na minha visita, de fim de ano, pelos Blogues dos Amigos, aqui cheguei. Fica aquele abraço forte que, há meses, nos une nas páginas bloguistas.
Uma óptima entrada em 2006. Com ambos os pés, de preferência!

Anónimo disse...

Um abração cheio das maiores felicidades literárias para 2006!