17/02/2006

Reflectindo de Forma Islâmica sobre os Cartoons Ofensivos

Por M. Yiossuf Adamgy
( Director da Revista Islâmica Portuguesa Al Furqán )
"Enquanto que, uma vez mais, os Muçulmanos auto-permitem-se cair na ratoeira reaccionária que lhes foi montada, confirmando, assim, a tese dos cartoons ofensivos, ao reagirem furiosa e violentamente, consideremos preferível reflectir sobre a súplica do Profeta ( s.a.w. ), proferida nos primórdios do Islão, em Taif. Esta é a súplica ( duá ) proferida com as sandálias cobertas de sangue, feridas espalhadas pelo corpo e terrivelmente insultado, caluniado e ridicularizado pelos habitantes de Taif. O mais importante a reter, é que isto teve lugar após um longo boicote de três anos sofridos às mãos dos Coraichitas, em consequência do qual os Muçulmanos viram-se obrigados a comer erva e a viver em árvores.
A Oração de Taif:
Ó Allah! A Ti me queixo da minha fraqueza,
Da minha falta de recursos e da humilhação a que fui sujeito.
Ó Todo-Misericordioso para com aqueles que são misericordiosos:
Ó Senhor dos fracos e meu Senhor também.
A quem me confiaste Tu?
A uma pessoa distante, que me recebeu com hostilidade?
Ou a um inimigo, a quem concedeste poderes sobre aquilo que é a minha missão?
Nada me preocupa, desde que não estejas zangado comigo.
A Tua protecção é o que eu tenho de mais precioso.
É sob a luz do Teu Rosto que procuro refúgio,
Esse Rosto que faz com que toda a escuridão se dissipe
E regula todo e qualquer assunto deste e do Outro Mundo.
Receio ter-Te desagradado e que a Tua fúria recaia sobre mim.
É meu desejo agradar-Te e satisfazer-Te.
Não existe outro poder para além do Teu,
E ninguém é tão poderoso como Tu.
A quem foi que o Profeta ( s.a.w.) disse o seguinte: "O Islão nada mais significa, a não ser possuidor de um bom carácter?"
Estamos a readoptar as normas tribais pré-Islâmicas, as quais defendiam a vingança e a retaliação, quando devíamos encarar o sucedido como uma oportunidade para alterarmos a nossa maneira de sentir e de agir, seguindo o exemplo do nosso bem amado Profeta que se manteve calmo e compassivo face ao ódio e à inimizade de que era alvo.
Dado o momento que vivemos, recomendo que façamos circular a "Oração de Taif", a qual servirá como antídoto de toda a loucura e veneno no turbilhão emocional a que assistimos. E manifestemos sim, forte e firmemente, o nosso protesto. Mas dentro da lei.
Que Allah nos oriente para aquilo que é justo e nos conceda a sorte imensa de olharmos os nossos inimigos como se de amigos chegados se tratassem ( ver Alcorão, 41:34-36 ), e aos quais temos o dever de transmitir o amor e a mensagem de Allah e do Seu Profeta ( s.a.w.). Amén."

2 comentários:

Anónimo disse...

posso parecer contraditória, mas não o sou. ao publicar este artigo, enviado pelo meu querido amigo, Adel Sidarus, presto, a minha sincera homenagem a todos os Muçulmanos de superior inteligência, apelando para que o bom senso impere entre as duas Civilizações - ocidental e islâmica.
Um abraço, Amigos!

Anónimo disse...

Não, minha amiga, não o é.
Mas, infelizmente, serão precisos, ainda, muitos, mas muitos anos para que o Islão aprenda a conviver consigo mesmo. Quando o fizer, terá, então, compreendido a palavra do Profeta Mohammed.