28/02/2006

um outro conceito de Carnaval ...

... para fugir ao mar de gente.
Veneza.
Se é certo que Veneza fica verdadeiramente impossível nos dias de Carnaval, porque as zonas mais turísticas, como a Ponte de Rialto e a Praça de San Marcos, são inundadas por um mar de gente, dificultando a circulação e levando a polícia municipal a interditar o trânsito pedonal nos dois sentidos, é sempre possível fugir ao bulício e à confusão, procurando os bairros da "Sereníssima" menos movimentados, como o Dorsoduro, Cannaregio ou Santa Croce. Ou então, visitar as outras ilhas, nomeadamente, Burano, famosa pelas suas rendas e simpáticas casas coloniais, Murano, célebre pela sua tradição vidreira, o Lido, para um passeio à beira mar, e, a San Giorgio Maggiore, com os seus jardins e um campanile de onde se disfruta uma das melhores vistas panorâmicas sobre a cidade.
Mas, fundamentalmente, o Carnaval de Veneza permite a todos a possibilidade de, pelo menos por uns dias, se realizarem, de um modo livre e criativo.
Uma sofisticada máscara é dispendiosa e representa um investimento que não está ao alcance da maioria dos foliões, mas existe sempre a possibilidade do aluguer de um fato completo, da compra de uma máscara para o rosto ou de um chapéu original. Por toda a cidade, multiplicam-se lojas e artesãos de máscaras para todas as bolsas, das mais simples, fabricadas em "cartapesta" - mistura de gesso e pasta de papel -, às mais trabalhadas e sofisticadas, banhadas a metal e decoradas com prata e ouro.
A cidade de Veneza, nesta época, é, sobretudo, uma mescla de luxo e popular, ou um conceito europeu de festejar o Carnaval.
Assim já sabe.
Em 2007, porque o Carnaval de 2006 está no fim, se preferir os banhos de multidão, o calor e o samba, atravesse o Atlântico e viaje ( se puder! ) até ao Brasil.
Se preferir um modo mais sereno de se divertir, vá até Veneza ( também se puder !).
ou então ...
sonhe,
porque sonhar ainda não paga imposto ( até ver! ).
Texto de Alexandre Coutinho
( adaptado por Gabriela Rocha Martins )

3 comentários:

Anónimo disse...

recordações de um lindíssimo Carnaval vivido há seis anos nesta cidade dos Duces.
Lembras-te?

Anónimo disse...

Se fosse, apenas, para fugir do mar de gente...
E a beleza?

Anónimo disse...

Conselho de amigo - não visitem Veneza, pela primeira vez, no Carnaval. É um inferno!