22/09/2005

"(...)

Somos todos escravos de circunstâncias externas: um dia de sol abre-nos campos largos no meio de um café de viela; uma sombra no campo encolhe-nos para dentro, e abrigamo-nos mal na casa sem portas de nós mesmos; um chegar da noite, até entre coisas do dia, alarga, como um leque que se abra lento, a consciência de dever-se repousar.
Não sei o que é o tempo, não sei qual a verdadeira medida que ele tem, se tem alguma. A do relógio sei que é falsa: divide o tempo espacialmente, por fora. A das emoções sei também que é falsa: divide não o tempo, mas a sensação dele. A dos sonhos é errada; neles roçamos o tempo, uma vez prolongadamente, outra vez depressa, e o que vivemos é apressado ou lento conforme qualquer coisa do decorrer cuja natureza ignoro. Julgo às vezes que tudo é falso, e que o tempo não é mais do que a moldura para enquadrar o que é estranho.
Nunca tive alguém a quem pudesse chamar 'Mestre'. Não morreu por mim nenhum Cristo. Nenhum Buda me indicou um caminho. No alto dos meus sonhos nenhum Apolo ou Atena me apareceu, para que me iluminasse a alma. (...)"
Fernando Pessoa, in Livro do Desassossego, Companhia das Letras

4 comentários:

Anónimo disse...

Um olhar, todo desassossego.
O pulsar agitado
e o corropio de quem tudo espera.
O Outro é um onírico sentido
e quando, por fim, acordamos,
dói-nos a alma de solidão.
Certo, Amigos?

Anónimo disse...

Regresso de uma voz que pressagia o pranto de um "outro" sendo "eu".
O jogo de um heterónimo sendo nome
- Fernando, não Pessoa.

Anónimo disse...

certíssimo, Teresa.
ao escrever teu nome relembro um conto publicado, em tempos. cantiga de Tereza. uma beleza. porque o teu nome sendo lindíssimo, toma outros requebros quando pronunciado em brasileiro. a doçura do além atlântico.

recebê-lo é um prazer, mesmo ( e ainda bem ) não sendo o pessoa. acho que não saberia falar com fp...a não ser que...impossível!

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it http://www.line-monthly-planner-zocor.info Multi trip holiday insurance cambodia sex resort story free nude lesbian videos of fisting Try teen blowjob