02/11/2005

O SOL, A LUA E O ASTRO MAIOR / Loas e Lais a Fernando Pessoa

I
Eu leio, até ao lai, tua Poesia
Que legaste a nós outros, e ao Graal,
Modernista do Verbo e da estesia,
Maravilha da "Ode Triunfal".
Guardador de rebanhos e palavras
Que foram qual abraço e qual o Hermes,
Da Rosa, verde lenho e verdes águas,
De ingénitas, irónicas e germes.
Tu lias, ao crepúsculo, o experto
Cesário sentimento nosso Mestre,
E eu leio, ao lusco-fusco, o "A" de Alberto,
Que é simil ao Pastor e ao silvestre.
Se a sêmea foi "Orpheu" numa Lisboa,
O sémen é Infante que apaixona;
Se lúdica é a barca, ó tu, Pessoa,
Ajuda-me a trovar uma "persona".
Paulo Brito e Abreu, inédito, Janeiro 2004.

8 comentários:

Anónimo disse...

É simultaneamente muito forte e muito belo este poema a Fernando Pessoa.

Como não sou alimento o mito pessoano, considero mal empregado este poema.

De qualquer modo, faça-se jus ao autor pela superior qualidade destes versos.

Anónimo disse...

Desculpem. Aqui fica a rectificação:

Como não alimento o mito pessoano, considero mal empregado este poema.

Anónimo disse...

É lindíssimo este poema.
Não conhecia o poeta e fiquei, agradavelmente, surpreendida com a sua qualidade.
Gostaria de lê-lo mais vezes.

Anónimo disse...

Fiquei,admiravelmente, preso à força deste versejar.

Obrigada, Maria Gabriela, por nos teres dado a conhecer estas loas e lais a Fernando Pessoa.

Anónimo disse...

Sem pretender alimentar polémicas porque acho que não é esse o objectivo deste blog, permita-me que discorde, a 100% de si, José Artur. Aliás, só um génio como Pessoa seria capaz de escrever como ele e desdobrar-se, melhor, criar os heterónimos.

E, meu Amigo, aceito que não goste - já viu o que seria se todos gostássemos do amarelo? - , mas tem de reconhecer-lhe a genialidade de um Ricardo Reis e a beleza de um Alberto Caeiro. Já para não falar do próprio Pessoa.

"Come chocolates, pequena
come chocolates..."

Anónimo disse...

porque não a polémica, quando saudável, Anamar?
todavia, concordo contigo quando falas da diversidade. é essa mesma diversidade que permite que pessoas como o José Artur não gostem de fernando Pessoa.
é assim a vida, minha amiga!

Anónimo disse...

grata, muito grata, a todos.

um beijo.

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it »