18/11/2005

CASA, PROCURA-SE

Ando procurando casa,
Quero mudar-me este Verão -
A alma já me extravasa:
É pequena esta morada
Para tanto coração.
Vou visitando os olhares,
Em busca de novo abrigo -
Se comigo te cruzares,
Prende-te aos meus vagares
Nesta via que prossigo.
Deixa que na tua pele
Minha alma pouse os lábios -
E que esse beijo tão breve
Pra dentro de ti me leve
E acalme os meus cuidados.
Tua alma é arejada,
Cabem lá as minhas dores?
Vou aí fazer pousada,
Se tudo nela me agrada
E paciente tu fores.
Minha alma às vezes acorda,
E não tem hora nem dia,
A velha dor sempre nova,
E dentro da dor soçobra -
Queres esta companhia?
A de um velho coração
Que anda procurando casa -
Que quer outra habitação,
Com alicerces no chão
E por telhado uma asa?
Mas onde esta dor profunda
Possa caber à vontade -
E encontrar em ti ajuda,
Que a dor dilua e cubra
Da ternura que te invade.
Queres este velho poeta
Que continua menino
E na alma sempre inquieta
A dor do mundo projecta,
E a outra, do seu destino?
Dá-me só a tua mão
Pra que a ternura se acenda -
Teus olhos logo dirão,
Se avanço na instalação -
Depois, discute-se a renda.
Posso pagar-te em poemas?
Um por dia chegará? -
Só quero que tu entendas
Que melhores pagas ou prendas
Do que as palavras, não há.
Nada mais tenho pra dar-te
Do que esta escrita empenhada -
Com maior ou menor arte,
Contigo tudo reparte
Meu estro em tua morada.
Mas se ninguém me quiser,
Se minha alma é excessiva,
Há sempre casa e mulher
Onde o poema estiver -
Onde ele vive, que eu viva.
António Simões, inédito, in "Poemas Circulares: Moradias e Navegações".

4 comentários:

Anónimo disse...

Um poema cheio de candura.
Muito eloquente.
Gosto.

Anónimo disse...

O aconchego de uma alma.
Os braços abertos à Poesia.
A beleza.

Anónimo disse...

os vossos comentários enternurecem-nos.
muito obrigada.

Anónimo disse...

What a great site acura insurance volvo s60 eibach spring Alabama refinancing Free double entry bookkeeping software Search engine optimization firm myanmar truck rental in west hollywood ca california sectional sofa Prozac overdoseis it possible to overdose on prozacprozac Omb a-133 compliance supplement Responsible bulk email effexor night sweats Sofa bed thick mattress