20/11/2005

Vogais e Consoantes no Carnaval das letrinhas*

Ontem à tarde, apareceu, dentro da minha carteira ( a vantagem de gostar de grandes sacos ), este tesouro...outro que não resisti à tentação de ler, de imediato, e sem fôlego. Mas, como sempre acontece com as minhas leituras, depois do espanto inicial, volto para descobrir os tesouros interiores. Os meus e os dos outros. E descobri-os na escrita de uma Senhora das Letras - Glória Maria Marreiros - a eterna menina, aquela que gosta de chamar meninas às outras... Na doçura de um jardim de muitas folhas a que a Autora chama "Livro", as "meninas-letrinhas" a,e,i,o,u falam entre si, naquele linguajar muito próprio das crianças... e brincam com o significado das palavras, num trocar de sentidos, a que só o sentido da Glória consente - "fixe, fixe" - são termos usuais num rodopio que nos reporta às traquinices da nossa infância. E é, nos sótãos das nossas infâncias, que a Autora vai buscar as máscaras que as suas letras-crianças usarão -
Nós somos cinco letrinhas
Todas chamadas vogais
Sem nós não há palavrinhas
Nem histórias nem carnavais!
- todavia, a estas cinco letras, outras 18, "quais soldadinhos de chumbo", as consoantes, se juntarão, e, ao som do canto dos pássaros que, também habitam no livro-jardim, participarão em alegres brincadeiras.
E o encanto maior deste livrinho alcança-se quando, duas Crianças, Leitoras de verdade, se juntam no coro do Alfabeto...
Nós somos muitas letrinhas
- nenhuma letra é igual -
no livro muito certinhas
brincamos ao Carnaval.
...
"O LIVRO-JARDIM fechou-se
e...
o meu conto acabou-se"
Mas não. O conto não se acabou. Fechou-se para continuar no nosso imaginário... por ele, obrigada, Glória!
Nota de rodapé - Esqueci-me, empolgada que estava na releitura e escrita, de fazer referência às ilustrações de Simona Traina...é que esta menina também sabe brincar ao faz-de-conta, e, soube acompanhar, com crescente ingenuidade, o imaginário de Glória Maria Marreiros.
Razão tem o Eduardo Prado Coelho quando nos fala de casos de amor...
Gabriela Rocha Martins
__________________________________
* O livro, com a chancela da "Campo de Letras" pode ser adquirido em qualquer Livraria do País.

6 comentários:

Anónimo disse...

Que bom que os meninos tenham Amigas como a Glória Marreiros ! Daqui lhe envio um grande abraço, Amiga.

Anónimo disse...

Um beijo, amiga Glória!
Uma deliciosa prenda para este Natal oferecermos aos netos.

Anónimo disse...

Parece-me que não resistirei ao encanto deste livrinho. Buscá-lo-ei não só para os netos...eu também já o fui, e gosto de alimentar a criança que há em mim. Quando o meu neto Tomás me perguntar - Avó, quando tinha a minha idade também brincava às mascarinhas? - terei mais algumas coisas a acrescentar-lhe.

Zé Oliveira disse...

...vamos a ver////
se o sujeito////
indeterminado////
acaba por ler////
este recado////
e o toma a peito:

PF mande-me o seu e-mílio para o-oliveiradaserra@sapo.pt

Anónimo disse...

deliciosos!
muito obrigada, Amigos!

Anónimo disse...

eu adorei o site, parabens pra quem fez ta muitoh bem feito.
Parabens!!!!!!!
é sóh coloka haicai do carnaval q vai fika perfeito.
a musika do site tambem éh tri boa,Parabens, Parabens, Parabens, Parabens.
BJS!
eu so a gabizinha