13/06/2005

As palavras que te envio são interditas


Eugénio de Andrade Posted by Hello nasceu no dia 19 de Janeiro de 1923, em Póvoa de Atalaia, e, faleceu, hoje, 13 de Junho de 2005, na cidade do Porto.
É o pseudónimo literário ( de José Fontinha ) que se tornou no verdadeiro nome do poeta, visto que, como ele próprio afirmava, "o meu nome civil já me é perfeitamente estranho. Se me chamarem por ele, não respondo". Filho, neto e bisneto de camponeses, a sua relação com as terras baixas e interiores da Beira é materna, isto é, poética.
Com efeito, a figura dominante de toda a sua vida e obra é a mãe, e, tanto assim que, com a morte da mesma ( a quem dedica Coração do Dia ), em 1956, é também uma parte do poeta que desaparece: "A minha ligação à infância é, sobretudo, uma ligação à minha mãe e à minha terra, porque, no fundo, vivemos um para o outro."
(...)
in Dicionário de Literatura Portuguesa, dirigido por Álvaro Manuel Machado ( adaptado )
*
As palavras que te envio são interditas
até, meu amor, pelo halo das searas;
se alguma regressasse, nem já reconhecia
o teu nome nas suas curvas claras.
Dói-me esta água, este ar que se respira,
dói-me esta solidão de pedra escura,
estas mãos nocturnas onde aperto
os meus dias quebrados na cintura.
E a noite cresce apaixonadamente.
Nas suas margens nuas, desoladas,
cada homem tem apenas para dar
um horizonte de cidades bombardeadas.

Sem comentários: