09/06/2005

o rosto dos gestos

Secreta é a voz que nos fala distante, perdida nas ruas de si própria. Secreto é o olhar que guia os nossos passos pelos atalhos da tarde. Secreto é o perfume que anima o rosto dos gestos, agora, também eles, perdidos nas ruas de si próprios.
Divagando pelas ruas, arrastamos as palavras de encontro aos muros brancos da cidade antiga e neles registamos os sentidos particulares que se escondem por detrás de cada letra de cada palavra. Assim expostos, alguém há-de ajudá-los a encontrar o caminho certo de volta às palavras onde sempre habitaram, antes da aventura dos dias lhes ter destinado outras paragens.
Em cada gesto mora uma palavra. Em cada palavra mora um gesto. Tudo começa e acaba no gesto do olhar, no rosto dos gestos.
Secreta é a esperança que, como um rio, reflecte o corpo e o rosto. Só as mãos ficam de fora para, do cimo do monte, acenar um adeus ao sol poente que se esconde, ao longe, apressadamente, entre os pinhais da beira-mar, levando consigo, para o outro lado do mundo, um novo sentido para a palavra saudade.
Augusto Mota, in "A Geografia do Prazer", 2000 ( inédito )

3 comentários:

Anónimo disse...

DEPOIS DAS LEGENDAS ÍNTIMAS É A VEZ DOS TEXTOS DA " GEOGRAFIA DO PRAZER " MOSTRAREM O ROSTO NESTE BLOG A 4 MÃOS ! PARABÉNS E FORÇA ! ERA JÁ ALTURA DE ENCONTRAREM UMA MONTRA E SAIREM DO «NINHO» ...
UM ABRAÇO,
FERNANDA.

Anónimo disse...

Líndíssimo texto.
Se a "Fernanda" deixou um, eu deixo dois abraços.

Anónimo disse...

Excellent, love it!
Comparing levitra online free didrex free shipping online 1999 suzuki savage ls 650 p edwards 6250 fire alarm male youth model swimsuit Protonix patient assisstance Bed time furniture Win at casinos Smoking cessation zyban Barcode scanners wasp Fire alarm supervisory circuit Fire alarm installers atlanta