10/07/2005

Claude Simon, prémio Nobel da Literatura, morre aos 91 anos


Claude Simon, último escritor francês a receber o Prémio Nobel da Literatura, em 1985, faleceu na passada quarta-feira, em Paris, aos 91 anos - informou o Ministro francês da Cultura, Renaud Donnedieu de Vabres.
Claude Simon fazia parte do "Noveau Roman" francês, e, segundo palavras do próprio ministro, "representava a renovação da literatura francesa, no período do pós guerra". Toda a sua obra teve por base a rejeição de convenções, e, a originalidade fundamental do homem foi a fonte da sua criação.
Nasceu em Madagascar, em 1913, filho de um oficial de cavalaria morto na 1ª Guerra Mundial. Criado pela mãe, no sul de França, estudou em Paris, Oxford e Cambridge. Capturado pelos Alemães durante a 2ª Guerra Mundial, foge para integrar a Resistência Francesa e escrever, em 1945, o seu primeiro romance, "Le Tricheur", sobre o colapso da França, em 1940.
Os seus livros retratam a permanência de objectos e pessoas que sobrevivem através das revoltas da história contemporânea.
Desenvolveu um estilo muito pessoal, em que a narrativa, sem pontuação, misturava-se com passagens de fluxo de consciência.
( Agência Reuters, Paris )

Sem comentários: